A UNESP EM MEIO À PANDEMIA

Uma reflexão sobre a situação da UNESP no contexto em que o EaD e as atividades remotas ameaçam a qualidade de ensino e a política de permanência estudantil não é suficiente para a demanda do segmento estudantil.

O ano de 2020 se inicia com o agravamento e expansão de um novo vírus, o COVID19. Com a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a situação mundial atual é de uma pandemia, diversos países buscam medidas de enfrentamento e contenção do mesmo – como quarentenas, ampliação dos leitos hospitalares, uso de EPIs como máscaras, a implementação de testes massivos, entre outros.

No Brasil o cenário é um pouco diferente. Indo na contra mão das medidas recomendadas por órgãos internacionais e ignorando o exemplo de outros países que já se encontram com o vírus em estágios avançados da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro opta por salvar seu plano econômico e menosprezar a situação de calamidade, ao afirmar que tudo não se passa de “uma gripezinha”, “histeria”, “extremismo”, “fantasia”, “não é tudo isso que dizem”… O presidente se colocou reiteradamente contra as medidas de isolamento horizontal – em que recomenda-se que todas as pessoas fiquem em casa -, defendendo o isolamento vertical – ou seja, em que apenas pessoas do grupo de risco devem ficar isoladas; no caso do Coronavírus, essas pessoas são aquelas com mais de 65 anos e/ou que possuem algum problema respiratório ou complicação de saúde. Essa última medida já foi aplicada e se mostrou ineficiente em países como Itália, Reino Unido, Estados Unidos e Holanda.

No estado de São Paulo, o governador João Dória (PSDB) aderiu à implementação do isolamento social, que durou apenas até o final do mês de maio, uma vez que, dia primeiro de junho, Dória deu início ao Plano São Paulo, que prevê a reabertura de estabelecimentos em todo o estado. O plano divide os municípios em 5 diferentes fases, que vão desde abertura parcial com medidas de segurança até o nível de abertura total sem tais medidas.

Diante desse cenário, no dia 09 de junho de 2020 o estado de São Paulo atingiu o novo recorde de mortes por COVID19, totalizando 334 casos em 24 horas.

É nitidamente perceptível que São Paulo está se preparando para as mortes e não para o combate do vírus, como por exemplo com o Instituto Médico Legal (IML), de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do governo do Estado, investindo no aluguel de contêiners para 3 mil corpos, ao invés de investir no Sistema Único de Saúde (SUS) que constantemente é sucateado pelos mandatos do PSDB – e que sempre insistiu em tratar a saúde como mercadoria ao invés de valorizar os ótimos profissionais que se encontram neste sistema. As medidas que deveriam ser adotadas por Dória são diversas, para além da quarentena implementada, como maior financiamento de testes, abertura de leitos com respiradores, estatização dos leitos privados, financiamento de mascaras e materiais necessários.

O modelo econômico ultraliberal que vivemos, visa o lucro acima de tudo. E o governador do Estado, que se candidatou com o discurso de gestor e que apresentou propostas incabíveis como ração humana para as pessoas em condição de rua, é um aliado das grandes empresas que estão massacrando milhões de trabalhadores diariamente e obrigado-os a condições vulneráveis de trabalho durante a quarentena, ou ainda demitindo-os para não efetivar pagamentos salariais durante o período de isolamento horizontal.

Nesse momento precisamos levantar diversos questionamentos como, qual é situação das universidades, mais especificamente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – (UNESP), diante da pandemia? O que está acontecendo? Quais medidas estão sendo tomadas e quais medidas que realmente precisam acontecer para a proteção e a vida digna do estudantado?

O REItor da UNESP, desde 2017, é Sandro Valentini, vinculado as ideias de sucateamento e desmonte do Ensino Superior do Dória. Sandro, sendo capacho do governo do Estado, visa implementações com “Pacote de Reformas de Sustentabilidade Orçamentária” que prejudicará o Ensino, Extensão e Pesquisa e abrirá a Universidade Pública para empresas tercerizadas e grandes laboratórios, tirando assim o caráter público dos investimentos e a tornando cada vez mais um espaço privatizado.

A UNESP é uma universidade com campi espalhados por todo o interior paulista. Justamente por sua característica multicampi, diferentes estratégias estão sendo utilizadas em diferentes campus e mesmo em diferentes cursos de uma mesma unidade. Até o momento existem casos de aplicação total ou parcial de metodologias de Educação à Distância (EaD), falta/atraso de auxílios socioeconômicos, e estudantes abandonados à própria sorte nas moradias estudantis.

EaD

Nas diversas unidades da universidade não existe padronização alguma sobre o uso e as ferramentas para a EaD e qualquer atividade remota. Por isso, a prática de ensino está baseada em: compartilhamento de textos e materiais para leituras não obrigatórias e até mesmo aulas online, com cobrança de presença e aplicação de avaliações através da internet.

Partimos da concepção de que a educação não é apenas a mera transferência de saberes de forma conteudista e mecânica, mas que possui dimensões e aspectos socializadores em seus espaços formais e informais. Neste ponto, cabe marcar a crítica ao conteudismo ou à “educação bancária” como essência da ideologia capitalista na educação pública, onde tais medidas tensionam cada vez mais rumo a um modelo empresarial da gestão educacional.

Alguns problemas da EaD são:

– Não há espontaneidade para interações em sala de aula;

– Não há possibilidade de socialização, troca de informações e conhecimentos nos espaços que não são de aulas;

– É necessário possuir meios eletrônicos como computador, o que não é realidade para todos os brasileiros/desigualdade de acesso;

– É necessário ter um bom acesso à internet

– Não são todas/os estudantes que tem domínio da utilização de computadores/internet;

– Atenuação das diferenças de ritmo de aprendizagem;

Em um contexto de pandemia e isolamento social, alguns outros pontos podem ser somados as já mencionadas problemáticas da EaD:

– Muitas pessoas estão dentro de casa com suas famílias, o que acarreta na acumulação e sobrecarga de trabalho doméstico;

– Aumento das tarefas de cuidados com crianças para estudantes que são mães e pais, uma vez que escolas privadas e o próprio governo estadual de João Dória estão implementando medidas parciais ou totais de EaD;

– Em caso de contaminação com o vírus COVID19, famílias dispendem de todo o tempo possível disponível no cuidado e preocupação com a pessoa doente;

– Agravamento de quadros de ansiedade e depressão – entre outros transtornos psicológicos;

Vivemos um período excepcional em que é esperado que sentimentos de medo, culpa, preocupação e ansiedade se intensifiquem. A Universidade não pode tentar forjar uma falsa normalidade, que não existe, em meio a uma pandemia.

Ademais, a EaD tem sido empregada como meio de precarização das condições e relações de trabalho, bem como para reduzir os custos com a mão de obra docente. Desta forma, a proposta do EaD desconsidera a realidade socioeconômica das/os estudantes, aprofundando cada vez mais os abismos de uma desigualdade educacional existente na sociedade brasileira. Para além, o argumento que sustenta a continuidade do calendário letivo nas universidades públicas por meio das ferramentas de EaD, não leva em conta os aspectos da saúde física e mental das/os estudantes e docentes.

Moradia

A UNESP possui o caráter multicampi – uma faculdade em cada cidade – , e devemos reivindicar a existência de permanência estudantil em todos estes. Devemos prezar por vida digna à toda comunidade acadêmica. Sendo dever da instituição possibilitar acesso e permanência a toda/o e qualquer estudante que solicita.

Na luta pela vida digna dentro da Universidade Pública, não podemos aceitar menos que uma moradia estudantil em cada um dos 24 campi – espaços que são parte do Programa de Políticas de Permanência Estudantil, juntamente com os auxílios socioeconômico e aluguel -. Esta não é uma realidade na UNESP em geral, pois apenas 13 dos 24 campi contém moradias, sendo eles: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto e São Paulo.

A entrada e permanência das/os estudantes pobres nas universidades públicas é uma bandeira que deve ser defendida dentre as pautas para conseguirmos uma universidade de qualidade e que abrange todas e todos. Para isso, a reivindicação de construção e ampliação de moradias estudantis, restaurantes universitários (RUs) a baixo custo, bolsas de auxílio permanência e bibliotecas gratuitas se fazem mais que prioritária.

Precisamos denunciar a realidade das moradias estudantis durante a pandemia que, desde o início do isolamento social, vivenciam o descaso por parte da REItoria e direções da UNESP com as/os estudantes pobres que permanecem nas mesmas. Assim como o Governador do Estado de São Paulo, João Dória, e inúmeros prefeitos desqualificam a execução de medidas protetivas para diminuir e anular o vírus, o REItor da UNESP, Sandro Valentini, e Diretores das unidades ignoram o risco de contagio e as reivindicações feitas pelas/os estudantes das moradias estudantis.

Muitas e muitos destas/es estudantes não conseguem retornar para a residência de suas famílias, majoritariamente em cidades distantes das que estudam, por falta de recursos ou pela cidade de origem estar com número elevadíssimo de contagiados pelo vírus. Sendo dever da unidade e da universidade oferecer vida digna aos discentes, assim como prezar pela saúde destes durante todo o período de graduação, e durante a pandemia. Sendo de suma importância a liberação dos auxílios socioeconômicos, auxílio aluguel, financiamento das alimentações realizada pelas/os estudantes que permanecem nas moradias e garantia de moradia digna para os mesmos.

Contrariando as nossas reivindicações, a REItoria e as direções de cada unidade ainda empurram goela a baixo a EaD, mesmo com a ciência de que nas moradias não há computador para todo mundo, nem mesmo espaço adequado para o estudo de todos e todas que residem na mesma casa.

Assim como estudantes de permanência da UNESP estão sofrendo com o descaso das autoridades que gerem a universidade, existem outras/os estudantes de diversas localidades que também enfrentam o mesmo processo, por isso devemos denunciar todo e qualquer caso de menosprezo das pautas básicas para uma vida digna.

Auxílios socioeconômicos

Para muitas/os estudantes, os auxílios socioeconômicos são a única garantia de permanecerem na Universidade, principalmente para aquelas/es que precisaram sair de suas cidades para poderem realizar seus estudos.

Em Araraquara o resultado do processo seletivo de estudantes veteranas/os foi divulgado, e assim como sempre acontece, a lista de estudantes que não foram contempladas/os é gigante. O processo seletivo de ingressantes foi divulgado, contemplando apenas 46 de 84 ingressantes na modalidade auxilio socioeconômico emergencial com duração de 8 meses; já para a moradia estudantil, 19 ingressantes foram selecionados; contudo, na modalidade de auxilio aluguel, NENHUM dos 57 ingressantes foram contemplados. Durante todo o processo seletivo não houve divulgação ou boa comunicação por parte da Universidade sobre como seria conduzido o processo seletivo em meio a uma pandemia.

Em relação ao auxílio alimentação, a COPE determinou a dobra do valor, totalizando o R$240,00 – esse valor seria divido entre os já existentes R$120 de auxílio, e cada unidade deveria se responsabilizar pelo pagamento dos R$120 restantes. Em Araraquara e Marília, esse auxílio foi dividido em 2 parcelas, e disponibilizado apenas para estudantes regulares da Moradia Estudantil. Ao conhecer um pouco das moradias estudantis da UNESP, é sabido que sempre há um contingente de estudantes que não conseguem ser contempladas/os com vagas nas moradias por falta de ampliação, mas que, sem esse local para morarem, não teriam condições de dar continuidade aos seus estudos. Logo, é prática de solidariedade e apoio mútuo dos moradores que já ocupam, acolherem esse contingente de estudantes quando a Universidade fecha suas portas. Em outras unidades, estudantes não regulares foram contempladas/os com o auxílio.

A Universidade não está provendo nenhum auxílio alimentar além do subsídio. Mesmo que tenha sido encaminhada uma lista de alimentos básicos prescrita por uma nutricionista, não houve nenhum retorno por parte da Universidade. Em Araraquara, estudantes se auto-organizam através do novo Comitê Estudantil de Segurança Alimentar (CESA) para arrecadar doações de dinheiro e alimentos básicos para estudantes da moradia estudantil.

Em Marília a situação das/os estudantes de permanência é semelhante. O resultado do processo seletivo para veteranas/os saiu, porém muitas/os estudantes não foram contempladas/os, causando uma grande lista de espera. No caso das/os estudantes ingressantes, o resultado do processo também não foi divulgado oficialmente porém o pagamento está sendo realizado.

O auxílio alimentação é pago para os moradores regulares da moradia – que estão na lista de contemplados pelo auxílio moradia -, e com a determinação de ampliação do valor, os R$120,00 que devem ser pago pela unidade continuam sendo pagos apenas para estudantes regulares, ou seja, rejeitam a existência de moradores irregulares- aqueles que não foram contemplados – dentro da moradia e ignoraram ainda a necessidade de efetuar o pagamento para esses estudantes, que não são considerados regulares. Sendo necessário pontuar que não há preocupação por parte da Instituição em regularizar estes estudantes pois teriam que investir na ampliação das moradias, visto a alta demanda por mais vagas nas moradias.

Apoio mútuo, Solidariedade e ação direta estudantil

Frente a crise de saúde pública e o descaso dos de cima, o que cabe ao movimento estudantil fazer agora?

Muitas iniciativas estão em curso e, em sua maioria, são fruto da auto-organização do movimento estudantil e suas entidades. Dentre estas destacamos as que apontam o apoio mútuo e a solidariedade como meio para amenizar os impactos sociais da COVID 19, como arrecadações de itens de higiene e alimentos para distribuição para comunidade acadêmica e moradias estudantis, a construção ou fortalecimento de redes de hortas urbanas e o todo o trabalho feito pelo esforço das/dos estudantes pesquisadores no combate a epidemia. Se reconhecemos o espaço da universidade pública enquanto uma das trincheiras fundamentais para a construção de um horizonte de mudança social, devemos afirmar seu caráter fundamentalmente social neste período em que vivemos. A luta constante pelo acesso e permanência estudantil, assim como a manutenção do tripe universitário (ensino,pesquisa e extensão popular) são motores essenciais para nossa atuação. Construir uma universidade popular que aponte para um projeto de mudança radical da sociedade atual, fundada na exploração e espoliação dos de baixo, exige do movimento estudantil a organização e vontade de transformar as universidades em instrumentos a serviço do povo na luta por vida digna.

Resistência Popular Estudantil
Marília-SP

Resistência Popular Estudantil 28 de março
Araraquara-SP