Videoteca

Rebeldia Necessária – Luta e Repressão na UNESP-Araraquara

Duração: 94 minutos
Ano: 2014

Sinopse:

O presente documentário retrata a luta dos e das estudantes da UNESP-Araraquara durante as mobilizações de 2013 e 2014, que através da articulação estadual construíram greves gerais e ocupações ao redor de todo estado de São Paulo. Mais especificamente, contaremos um pouco a história de um movimento que se levantou em 2014 contra a expulsão de 38 pessoas da Moradia Estudantil, cujos moradores e moradoras são os principais protagonistas da linha de frente dessas trincheiras. A partir da construção desse processo de resistência, a direção da FCLAr foi ocupada. Comandando a feroz repressão, o diretor Arnaldo Cortina e o vice-diretor Claudio Paiva ordenaram a invasão da Polícia Militar ao campus para cumprir reintegração de posse, levando 15 estudantes detidos. Em janeiro de 2015, 17 estudantes (dois dos quais nem mesmo estavam na ocupação) são expulsos da UNESP, evidenciado a crise da universidade pública e a criminalização dos que ousam “sempre desobedecer”. 20 DE JUNHO DE 2014: NÃO ESQUECEMOS! NÃO PERDOAMOS! Não se esqueçam dos 17!

 

Calabouço – Um tiro no coração do Brasil.

Duração: 58 minutos

Ano: 2014

Sinopse

Calabouço 1968 – um tiro no coração do Brasil é um documentário sobre a morte do estudante Edson Luís no restaurante estudantil Calabouço.
Na tarde do dia 28 de março, o local estava repleto de estudantes, na maioria secundaristas, que reivindicavam a conclusão das obras do restaurante e melhorias na alimentação, quando foram reprimidos com violência pela Polícia Militar. Um tiro dado à queima roupa matou o jovem estudante Edson Luís, cujo corpo foi velado na antiga Assembleia Legislativa, que funcionava onde hoje é a atual Câmara de Vereadores, na Cinelândia, no centro do Rio.
Calabouço 1968 – Um tiro no coração do Brasil é ponto de partida para reflexões sobre todo o período da ditadura militar até a redemocratização e as manifestações de rua dos dias atuais.